Por que usar o Funil Financeiro?

E por que funciona?

Quando buscamos mudar nossas atitudes quanto a finanças, uma das primeiras ações será descobrir ferramentas que possam nos ajudar a ver algo que faça sentido em um curto espaço de tempo e nisto esta  ferramenta tão simples – cumpre um enorme papel.

É uma das ferramentas mais importantes da educação financeira, o “funil financeiro”. Muitos pensam que organizar as finanças é algo complicado, mas na verdade é simples, mas depende de fatores básicos como disciplina e persistência

Uma boa organização financeira é o primeiro passo para podermos chegar um dia alcançar a almejada independência financeira. Ver a nossa vida financeira de maneira clara, fará com que nos deparemos com a realidade. E muitas vezes após finalmente conseguirmos colocar as despesas em um papel, nos deparamos com a triste realidade de que não temos dinheiro suficiente para os nossos sonhos, ao menos no momento.

Sabendo usar o funil financeiro de maneira correta, você poderá “encontrar” dinheiro em seu próprio orçamento e esse é o segredo do “funil financeiro”.

Como fazer? Do jeito mais simples possível, a questão é fazer!

Comece colocando todos os tipos de contas e seus valores em um papel, planilha ou software:

Hipoteca ou Aluguel

Água

Luz

Cable

Celular

Carro

Seguro de carro

Seguro de vida

Seguro saúde

Condomínio

Babysitter

Cartões de crédito

Restaurantes

Cuidado pessoal

Roupas

Aposentadoria

Poupança

Anote todas as despesas principais de sua casa.E para que as coisas realmente funcionem, você vai precisar colocar tudo, ou seja todos os valores sem desviar… TUDO o que tira dinheiro de seu bolso, quando falamos tudo não poderá deixar dúvidas.  Neste tudo, está incluido aquele chocolatinho ou o cafezinho despretensioso e baratinho que você muitas vezes esqueceu de incluir em suas despesas mensais.

Passando por esta verdadeira sessão de intensa honestidade pessoal com você mesmo, é chegada a hora de apertar as despesas e ver o que você encontra de diferente.

Aqui estão alguns exemplos que podem ou não, se encaixar em sua realidade: Aquela academia de ginástica ou de esportes marciais que você disse que iria frequentar e que na verdade continua a pagar mensalmente  sem utilizar.

Uma conta de cable que pode chegar facilmente entre $160 a $200 por mês e que você talvez nem tenha tempo de utilizar,se você retirar todos os canais inúteis e deixar apenas a internet rápida e o básico do cable, esta conta poderá cair para $60, isso que quase todo mundo hoje ainda paga por adicionais como Netflix ou Amazon Premium…ai sim você acabou de encontrar quase $200 dólares de sobra em seu orçamento!

Continuando a encontrar dinheiro em seu próprio “bolso”… no seguro do carro é fácil baixar o preço ao menos uma vez ao ano, pois a cada período de tempo as seguradoras abaixam muito suas cotações em determinadas regiões utilizando ‘zip codes’ que consideram lucrativos, mas onde eles não estão vendendo muito. As cias baixam os preços para entrar no mercado. Se você, ao menos a cada ocasião de renovação de seguro, fizer sua parte na questão financeira e se der ao trabalho de fazer uma pequena consulta, o resultado pode ser surpreendente e economizar um belo dinheiro.

Operadoras de celular constantemente fazem promoções “brigando” com suas concorrentes, basta buscar a melhor negociação.

Quando atendo meus clientes, oriento para que usem o funil diligentemente e os resultados são animadores. Usando o funil financeiro com disciplina eles em média encontram de $250 a $400 perdidos em meio às contas, ou seja dinheiro que estava sendo jogado “fora”, uma perda financeira real e irreverssível.

Este trabalho deve ser constante e feito a cada 6 meses, pois por incrível que pareça o dinheiro sempre “acha” uma maneira de escapar do nosso orçamento.

Para a maioria das pessoas este trabalho é difícil de ser feito, pois não se ensina educação financeira nas famílias e muito menos na escola e nós como seres humanos, somos seres profundamente emocionais e descarregamos muitas vezes nossas perturbações e ansiedades focando em compras desnecessárias, nós temos uma relação emocional com o dinheiro; e assim temos dificuldade de trocar algo ou reduzir uma despesa qualquer. Nem todo mundo usa o funil como deveria e neste caso, vale a pena contratar um profissional em finanças para orientar este trabalho para você.

Um educador financeiro terá condições de fazer uma análise objetiva do uso e do destino do seu dinheiro, podendo assim oferecer um resultado bem mais acertado do que aquele onde você mesmo está cuidando de tudo.

Ao se permitir o uso de uma ferramenta como o funil financeiro, você estará investindo tempo em algo poderoso e que poderá fazer “sobrar” capital para alavancar investimentos.

Prosperidade é usar a abundância financeira de maneira inteligente e constante.