Finanças para entretenimento, uma questão de escolha.

O processo para tirar férias, parece simples e na verdade é – se você se preparou adequadamente dentro de um orçamento financeiro equilibrado.

Trazendo para a realidade da comunidade brasileira nos Estados Unidos e que é reflexo de nossa cultura no Brasil, é que as coisas podem se complicar um pouco.

A maioria das famílias brasileiras aqui na América deixam para a última hora questões básicas de organização e que irei aqui indicar e que podem ajudar você a ter férias sem turbulências financeiras. Irei tratar aqui de apresentar algo para uma família composta de dois adultos e duas crianças, ok?

Também irei indicar ferramentas de procura e detalhes que podem ajudar em seu orçamento de viajem, mesmo que de última hora!

  1. Faça um estudo rápido de seu orçamento (mesmo que não esteja acostumado), busque suas entradas financeiras e despesas para saber se é hora de sair de férias ou esperar mais um pouco. Basicamente é descobrir seu orçamento e a partir daí tomar decisões.
  2. Reúna sua família e deixe as ideias fluírem, é preciso este envolvimento de energia e motivação na sequência todos terão suas responsabilidades no processo.
  3. Discutam a lista de destinos que devem caber no orçamento feito mesmo que tais destinos sejam perto de sua casa. Muitas famílias optam por ficar na área ou estado onde moram e isso pode ser muito proveitoso.

Lembre que o orçamento é feito para prever os gastos e este é o segredo de quem tem bons resultados financeiros. É importante sempre definir um limite para gastos extras e compras. Delimite o quanto será gasto por dia na viagem e o montante destinado às compras e mantenha-se o mais fiel possível ao seu planejamento.

Invista tempo neste processo de orçar sua viajem, tendo certeza de que você pode pagar as férias que você quer naquele destino e se já de início notar que estará abalando as finanças, trate rapidamente de alterar os planos para algo mais em conta. Mas não desista das férias, elas são importantes e servem para recuperar energias. Existe uma opção B, basta manter a mente aberta.

E quando chegarem a uma decisão, não se esqueça de tomar ação! aproveite a reunião da família para dividir as tarefas de preparo da viajem e lembre que existem datas especiais e períodos de preços bem mais “salgados” durante o ano, se você esperar muito tempo os valores poderá ter aumento substancial.

Use a tecnologia

Apps de viagem podem ser ferramentas excelentes, não apenas para economizar dinheiro, mas também seu precioso tempo durante as férias, com eles é fácil receber lembretes de check-in/chekout de hotel ter acesso rápido e simples às informações de reserva de voo e hotel etc. Para isso você pode usar o app da expedia, por exemplo.

Existem sites com calculadora para viajens que mostram como seu orçamento diário mudará se você alterar a duração da sua viagem. Você também pode ver seu orçamento diário líquido (seu dinheiro gasto) se optar por inserir o custo estimado do seu voo e sua estadia.

Depois de entender o quanto você pode gastar e o quanto você é flexível com as datas, você pode começar a criar uma lista de destinos que você poderia acessar com facilidade ao seu orçamento. Isso vai lhe poupar horas de tempo desperdiçado sonhando com lugares que você não pode pagar ainda.

Para facilitar nossas vidas você poderá acessar o “google destinations” e na barra de pesquisa do Google em seu phone, digite a área (América, Europa etc.) que você deseja visitar, seguida da palavra “destino” ou “férias”. Irão aparecer sugestões superinteressantes.

Algumas outras opções de pesquisa são: tripnary.comou jauntaroo.com

Em cada um desses sites, insira suas datas, orçamento e selecione outros filtros que eles oferecem

Os resultados serão uma gama de opções de destino que você pode, teoricamente, ter recursos para visitar. Estes são apenas guias de preços .  Jogue com algumas opções de datas diferentes em cada um desses sites e crie uma lista final de destinos que você está considerando.

Agora você terá uma lista de lugares para onde pode viajar e reservar acomodações e o que cada um desses lugares custará no total, como comida, bebida e visitas turísticas.

Alguns sites interessantes para acessar uma enorme variedade de acomodações (e dentro do seu orçamento) podem ser: Priceline.com, Hipmunk.com, Travelocity.com, Hotels.com etc. pesquise muito, vale a pena!

Para uma experiência de viagem diferente, você pode alugar apartamentos de outras pessoas pelo “AirBnB.com”.com e economizar bastante, se comparado a hotéis

Análise de custos

Para obter uma análise detalhada dos custos diários em vários locais do mundo, acesse:

budgetyourtrip.com ou priceoftravel.com, eles possuem uma calculadora de orçamento de viagem. Poderá ver o padrão de restaurantes que poderá comer, o que pode comer por noite entre as diferentes qualidades locais e o número de passeios que você pode fazer e que se encaixam em seu bolso.

Estava tudo bem até agora, mas quando caiu na “real” de todos os custos, o susto veio. Sem dinheiro para tudo isso…e agora?

Despreparado financeiramente para as férias?

E agora, o que fazer?

Você conseguiu juntar dinheiro, mas não terá condições de ter a quantia total necessária para as férias com viagem mais longa, hora de buscar alternativas de passeios que se encaixem no seu orçamento de férias. A boa notícia ‘e que podemos encontrar opções que caibam no seu bolso e sejam bem legais!

Mas atenção, se não for viajar, não busque “compensar” com compras e passeios dispendiosos na própria região, esse comportamento emocional poderá lhe trazer grandes problemas financeiros. Procure formas alternativas de diversão que caibam no bolso e sejam interessantes a todos na família.

Converse com as crianças principalmente sobre suas expectativas para as férias, assim poderá planejar melhor esta e também a próxima, poupando dinheiro com antecedência.

Como alternativa deixo algumas sugestões que podem ser incríveis sem pesar no bolso.

Procure lugares de sua região, como parques, praças, museus e pontos turísticos e sabemos que a maioria deles nem cobra para serem usados.

Cinema ou teatro procure saber os dias e horários em que os preços são mais em conta ou busque descontos em sites ou em bibliotecas publicas, eu mesmo já fui a vários locais totalmente de graça usando passes de bibliotecas publicas.

Praia e campo – uma viajem curta de um dia pode ser muito interessante, coloque todos a ajudarem nas compras com listas pré-organizadas sem excessos, atente para uma tarefa, defina a lista de compras e saia de casa somente com o valor a ser gasto para isso, deixe cartões de credito e debito em casa!. Grande oportunidade de educar financeiramente sua família.

Em casa com as crianças – promova aqueles filmes que valem a pena investir um debate a respeito. Convide amigos, invista em refeições feitas em casa, isso vale para shows musicais também.

Volte a brincar como jogos de tabuleiro, esconde-esconde, pega-pega, vivo ou morto, bolinhas de sabão e pular corda, invente o que fazer.

Espero ter auxiliado você a fazer as melhores escolhas de acordo com sua capacidade financeira e desejo que aproveite muito bem seu tempo de lazer e entretenimento.

Dinheiro é somente um veículo para alcançar algo que desejamos e foi feito para ser usado, aplicado, investido, gasto de forma consciente e saudável para trazer mais bem-estar e saúde, Concorda? Mas se ao ler este artigo, você se deparou com alguma situação que limita sua prosperidade financeira ou lhe deixou desconfortável a respeito de suas finanças, lhe convido a fazer contato comigo e receber gratuitamente uma aula educativa sobre finanças para sua família.

Tenho um propósito e quero compartilhar com você, desejo e trabalho para que a comunidade brasileira em poucos anos seja a comunidade imigrante mais próspera da América e espero que você e sua família estejam juntos conosco neste propósito.

Fique com Deus.

Jaime Zimmer – Coach e educador financeiro, coach de empreendedores, empresário, escritor e palestrante.

zimmer@okforever.com

www.okforever.com

(508) 579 6101