Caros amigos empreendedores brasileiros, o recém-nascido 2019 pede algumas reflexões importantes e digo mais, atitudes práticas já.

Na velocidade da vida empresarial atual, muitos negócios estão literalmente desaparecendo porque o empreendedor está se sentindo perdido em tamanha avalanche de informações.

  • Como se “achar” neste emaranhado de opções empresariais?
  • O que fazer com o assédio instantâneo de verdades a respeito disso ou aquilo que nos cerca sem pedir licença?
  • Onde investir seu tempo e precioso dinheiro?

Sim, muitas perguntas e pouco tempo para reflexões, o tempo corre e nos compromete.

Vamos refletir em pontos que poderão o auxiliar nas ações que precisa tomar já, sim agora! Já é a expressão mais atuante em nossa realidade, não queremos mais esperar. Por que com seu negócio seria diferente?

A realidade é mais dura do que queremos crer – não pense que 2019 será mais fácil, é você que terá que ser mais forte, depois tudo irá parecer fácil.

dependencia-digital-ok-forever

Segundo livro do escritor Jaime Zimmer lançado em 2018.

Os mecanismos de pressão estão por todos os lados e são minuciosamente estudados para que a maioria de nós estejamos a dispor da velocidade de entrega requerida. Publiquei um livro a respeito disso, com título bem sugestivo: “ESCRAVIDÃO DIGITAL” onde explico do porquê das coisas atuais, nossa mente e condicionamento. Aqui não há espaço para explanar detalhes a respeito, mas fica o convite para você conhecer meu trabalho no livro lançado ano passado.

Veja alguns pontos para atuarmos na velocidade do empreendedor atual e atingirmos sucesso em 2019. A lista abaixo tem uma sequência somente formal que você poderá adaptar de acordo com suas próprias prioridades. A atitude de priorizar, por si só já é uma tarefa do empreendedor de hoje, mãos á massa!

  1. Não esteja sozinho, busque estar com outros empreendedores, participe de networks e invista tempo de fato em fazer parcerias – esteja cercado de pessoas de negócios e/ou que sejam a fim com você.
  2. Conhecimento! esteja ligado aos assuntos de sua atividade. Defina um tempo em meses para focar em sua atividade e dê o máximo neste período.
  3. Menos Ego, Você não sabe tudo!
    Contrate um especialista na sua área. Invista em um Consultor ou Coach de negócios. Ganhe velocidade com ações focadas. Poderá ser fundamental como auxiliar ao seu crescimento e historicamente o investimento nestes profissionais, retorna alguns meses após implementado o trabalho.
  4. Desenvolva o senso de oportunidade, orientado a metas e que isto seja bem definido. Metas claras e atividades decorrentes delas com gerenciamento constante.
  5. Traga pessoas certas para seu time. Pessoas que queiram aprender algo novo, sejam abertas e positivas. Faça mais por seu negócio, Invista tempo em selecionar direito, sai mais barato e evita stress.
  6. Feedback: ouça a opinião alheia, sejam boas ou não. Abrir a mente para crescer com as dicas que podemos ter de outros é a grande “sacada” de nossos tempos e que poucos brasileiros utilizam.
  7. Clientes, todos os temos e poucos os escutam de fato. Interprete os, pois eles de fato não estão nem um pouco preocupados em saber de seus problemas o que você pensa ou no que o seu produto faz. A verdade é que eles estão preocupados é como você irá conseguir resolver os problemas deles. Escute com atenção seus clientes e volte a dispensar atenção focada e de preferência personalizada/presencial!

A atitude de priorizar, por si só já é uma tarefa do empreendedor de hoje

Muito, muito mais existe para uma agenda de sucesso na atividade empreendedora e garanto que se você colocar em ação 20% do que está aqui, você já estará direcionado ao sucesso em 2019.

Desejo muitas vitórias e grandes maravilhas em 2019.